Nesta terça-feira (08/08), o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) unem forças para promover no Recife, a campanha de doação de sangue com o intuito de combater os estoques críticos de sangue. Sob o lema “Quem doa sangue doa vida”, a iniciativa tem como objetivo alcançar a marca de 100 doações de sangue durante o dia.
A ação, que ocorre no edifício Apolônio Sales, conta com o apoio dos profissionais do Coren-PE e dos enfermeiros de Pernambuco, mas também está aberta à participação do público em geral. Os interessados em participar devem comparecer das 8h30 às 12h e de 13h30 às 16h, munidos de documento oficial com foto e utilizando máscara facial, de acordo com as orientações de segurança sanitária.
Para garantir uma doação bem-sucedida, a Fundação Hemope oferece algumas recomendações: os doadores devem estar bem alimentados, ter tido uma boa noite de sono e evitar consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Além disso, aqueles que tiverem sintomas de gripe, resfriado ou COVID-19 nos últimos 15 dias devem adiar sua doação.
Requisitos adicionais incluem idade mínima de 16 anos (menores de idade devem estar acompanhados por um responsável), não ter fumado nas três horas anteriores e posteriores à doação, peso mínimo de 50 kg.
A direção do Hemope destaca que todos os tipos sanguíneos, exceto A+, estão em estado crítico nos estoques, e ressalta que cada doação de sangue pode fazer a diferença entre a vida e a morte para aqueles que dependem desse recurso vital para tratamentos médicos essenciais.